Psicodrama

O Psicodrama (psyche = mente; drama = acção) foi criado no início do século XX em Viena (Áustria) por Jacob Levy Moreno. A inspiração foi o chamado ‘teatro de espontaneidade’ em que actores representavam em palco eventos do quotidiano ou notícias da imprensa sem um texto prévio. Moreno descobriu que a representação de uma personagem tem reflexos na própria experiência do indivíduo como mostrou no relato do caso Jorge e Bárbara, um primeiro modelo de terapia de casal.

Através do método psicodramático podem tratar-se situações clínicas individuais (psicoterapia de grupo) ou conflitos de grupo (sociodrama). As sessões seguem o procedimento em três etapas: aquecimento, dramatização e comentários. Os seus instrumentos são: o palco, o protagonista, o director, os egos auxiliares e o auditório.

Além do Psicodrama, Moreno é considerado o criador da Psicoterapia de Grupo e da Sociometria (método de investigação das ligações dentro de um grupo).

Fonte: Sociedade Portuguesa de Psicodrama

Tanto nas sessões individuais de terapia como em grupos terapêuticos.

Sempre tive especial interesse pelas abordagens que permitem aumentar o dinamismo das consultas, oferecendo espaços de vivência prática que vão além (e complementam) da expressão narrativa – e é no psicodrama que encontro esse potencial.

Ao entrarmos no momento psicodramático da sessão o cliente adquire a possibilidade de experimentar tudo o que quiser. Pensamentos, cenas concretas do seu quotidiano, emoções, uma fantasia ou até mesmo uma conversa imaginária com o chefe de trabalho. É o chamado contexto psicodramático. Aqui não há limites para a experimentação e o cliente, dirigido sempre pelo diretor (que co-constroi as cenas com o cliente) dá largos passos em direção à sua espontaneidade. E para os modelos psicodramáticos a saúde psicológica correlaciona-se com níveis de espontaneidade, quanto mais, melhor.

Assim, o psicodrama está sempre presente integrando os modelos de intervenção das minhas sessões individuais ou concretamente através de grupos terapêuticos específicos.

<< SERVIÇOS